17 de abril de 2012

Tutorial sobre vírus

Este link trás uma página que tem por objetivo apresentar a coletânea de textos/tutoriais sobre vírus de computador.



Fonte: Portal do MEC.

9 de abril de 2012

Principais arquivos e suas extensões


Bastante úteis são os arquivos multiplataforma, ou seja, arquivos que são criados / lidos por mais de um sistema operacional, como PDF, HTML e RTF. Eles permitem ampla distribuição da informação pois podem ser executados (vistos, criados, modificados) em diferentes equipamentos e sistemas.


http://www.ufpa.br/dicas/progra/arq-exte.htm#forcomum

FERRAMENTAS DE AUTORIA

FERRAMENTAS DE AUTORIA
Você conhecerá as Ferramentas de Autoria, que são utilizadas para produzir arquivos digitais em diferentes mídias (texto, imagem, som etc.). Existem ferramentas voltadas especificamente para o professor, que possibilitam a elaboração de  material didático, e as que podem ser utilizadas somente pelos alunos, ou por ambos. Como o próprio nome diz, as ferramentas de autoria permitem que professores e alunos se tornem autores do tema que está sendo estudado. Entre essas ferramentas, encontram-se as de produção coletiva que proporcionam interação e possibilitam a autoria colaborativa/cooperativa. 

Por tratar-se de diferentes mídias, este módulo apresenta as ferramentas divididas em quatro categorias: Audiovisual, Colaborativas, Atividades e Diversas. Confira também um conjunto de sugestões de ferramentas que estão organizadas em uma tabela com características específicas e possibilidades de aplicações.

Pretende-se, com esse módulo, despertar  o interesse e a criatividade para a construção e planejamento de atividades interativas (ou mídias digitais), com a apropriação de novas ferramentas, visando à participação ativa e colaborativa dos alunos, sejam como leitores ou autores. Para isso, a partir do estudo desse módulo você poderá: 
  • Conhecer e selecionar diferentes tipos de ferramentas de autoria;
  • Construir projetos pedagógicos que enfoquem a produção do aluno;
  • Criar atividades desafiadoras e interativas ou propor que os alunos as criem;
  • Planejar aulas no laboratório de informática que envolvam os alunos e os instigue-os no processo de construção de mídias digitais.