9 de abril de 2012

Principais arquivos e suas extensões


Bastante úteis são os arquivos multiplataforma, ou seja, arquivos que são criados / lidos por mais de um sistema operacional, como PDF, HTML e RTF. Eles permitem ampla distribuição da informação pois podem ser executados (vistos, criados, modificados) em diferentes equipamentos e sistemas.


http://www.ufpa.br/dicas/progra/arq-exte.htm#forcomum

FERRAMENTAS DE AUTORIA

FERRAMENTAS DE AUTORIA
Você conhecerá as Ferramentas de Autoria, que são utilizadas para produzir arquivos digitais em diferentes mídias (texto, imagem, som etc.). Existem ferramentas voltadas especificamente para o professor, que possibilitam a elaboração de  material didático, e as que podem ser utilizadas somente pelos alunos, ou por ambos. Como o próprio nome diz, as ferramentas de autoria permitem que professores e alunos se tornem autores do tema que está sendo estudado. Entre essas ferramentas, encontram-se as de produção coletiva que proporcionam interação e possibilitam a autoria colaborativa/cooperativa. 

Por tratar-se de diferentes mídias, este módulo apresenta as ferramentas divididas em quatro categorias: Audiovisual, Colaborativas, Atividades e Diversas. Confira também um conjunto de sugestões de ferramentas que estão organizadas em uma tabela com características específicas e possibilidades de aplicações.

Pretende-se, com esse módulo, despertar  o interesse e a criatividade para a construção e planejamento de atividades interativas (ou mídias digitais), com a apropriação de novas ferramentas, visando à participação ativa e colaborativa dos alunos, sejam como leitores ou autores. Para isso, a partir do estudo desse módulo você poderá: 
  • Conhecer e selecionar diferentes tipos de ferramentas de autoria;
  • Construir projetos pedagógicos que enfoquem a produção do aluno;
  • Criar atividades desafiadoras e interativas ou propor que os alunos as criem;
  • Planejar aulas no laboratório de informática que envolvam os alunos e os instigue-os no processo de construção de mídias digitais.

21 de fevereiro de 2012

Lista de softwares livres educativos

Lista de Softwares Educacionais Livres






Linguagem e ensino de Linguas:

ABC- Blocks – Alfabeto móvel
Anagramarama - Jogo para treinamento de digitação
BlinKen - Versão do jogo Simon Says
Kanagrama – Ordenação de palavras
KhangMan - Jogo da forca (palavras em inglês quanto em português)
Kiten – Aprendizado do japonês
Klettres - Aprendizado do alfabeto a partir de sons de letras e sílabas
Ktouch - Treinamento de digitação (reconhecimento do teclado)
KTurtle – aplicativo do tipo LOGO
Kverbos - Lingua Estrangeira Estudo verbos do Espanhol
Kvoctrain - Treinador de vocabulário em várias línguas
Kwordquiz - Treinador de vocabulário

JOGOS (ESTRATÉGIA E RACIOCÍNIO LÓGICO):

Childsplay - conjunto de aplicativos para trabalhar com crianças estilo gcompris
Freecid – Construindo sua própria civilização (estratégia)
FrozenBubble – Jogos de coordenação motora e raciocínio lógico
Gcompris – versão 8.2.2 (programa infanto-juvenil) que tem contém cerca de 50 aplicativos
Kard - Jogo de memória
Kblackbox - Jogo que exige raciocínio lógico e compreensão das probabilidades

MATEMÁTICA:

Asymptopia - Palavras cruzadas com expressões Matemáticas
Calc 3D - Gráficos: geometria e estatística
Dr. Geo - Software interativo para o aprendizado de geometria. Permite a construção de figuras geométricas interativas
Fractint - Geração de fratais (ilusões)
FracTree - Desenho de fratais (ilusões)
Geogeobra - Geometria interativa
GeoNext - Matemática dinâmica
Kalcul - Aplicativo para teste de equações matemáticas
Kali - Pavimentações
Kbrusch - Trabalho com Frações
Kcalc – Calculadora
Kig – Geometria
KMathTool - Coleção de calculadores matemáticas
Kmplot - Matemática Geometria interativa
Kpercentage - Estudo de porcentagem
Matrisa – Estratégia. O objetivo é associar uma carta retirada de uma pilha de cartas a um conjunto de cartas organizadas em linhas e colunas com certas características
Modellus - Modelação
Pavimentações: plano e sup. esféricas Kaleido Tile
ReC - Geometria
TuxMathScrabble – Palavras cruzadas com expressões numéricas
WinPlot - Desenho e animação de superfícies

GEOGRAFIA:

3DPlanetárium - Programa que mostra o sistema solar em tempo real
Celestia - Simulação espacial em tempo real que deixa você experimentar nosso universo em três dimensões
Celestia - Viagem 3d ao Sistema Solar
Google Earth – Imagens de satélites (precisa ser emulado)
Grass - Sistema de Informação Geográfica.
KGeography – Mapas
Kstars - Ciências Planetário de ambiente gráfico. Apresenta simulações de corpos e fenômenos celestes
Stellarium – Planetário
TkGeomap - Dados Geográficos
Xrmap - Geography country earth spherical rectangular mercator miller projection

QUIMICA:

Chemtool - Desenhar estruturas Químicas
Eqchem - Balanceamento de fórmulas químicas
Gdis - Programa para exibição e manipulação de moléculas isoladas e sistemas periódicos
Ghemical - Moléculas em 3d
Kalzium - Programa que exibe a tabela periódica de elementos químicos com informações e em diferentes classificações
Katomix - Jogo de Quimica para se construir moléculas a partir de átomos
KmolCalc- Aplicativo para cálculo de quantidade de partículas (Mol) em uma quantidade de matéria

Física:

reeducfisic- Seção do freeduc com softwares livres de física (em francês)
LUM - Software livre para Linux sobre Óptica Geométrica
MEK - É um software livre (gpl) educativo que faz simulações de mecânica da partícula. Versão apenas para Linux
Python no ensino de física - Projeto que utiliza simulações de fenômenos de física desenvolvidas com python e vpython
Step: O Step é um simulador interativo de física

Gráficos/desenho:

Gimp- O Photoshop do Software Livre
Inkscape - Inkscape, cria gráficos vetoriais
Kolourpaint - Semelhante ao Paint do Windows
TuxPaint – desenho infantil mas que pode ser usado em todas as disciplinas

4 de outubro de 2011

03/10/2011 às 06h22min - Atualizada em 03/10/2011 às 06h22min
 
Professores sabem mexer menos no computador do que alunos

A atual geração de professores enfrenta o desafio de aprender a mexer na internet e ensinar com poucos recursos disponíveis.
Pesquisa realizada pelo Cetic.br (Centro de estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação) aponta que 64% dos professores de português e matemática de 497 escolas públicas brasileiras acham que sabem mexer menos no computador que os alunos.

Foram entrevistados 1.541 professores, 4.987 alunos, 497 diretores e 428 coordenadores pedagógicos.

Para Adriana Martinelli, coordenadora de Educação e Tecnologia do Instituto Ayrton Senna, pela primeira vez o papel do professor, como único detentor do conhecimento, está sendo questionado.

"Alunos e professores transitam entre os papéis de ensinar e aprender, principalmente quando trabalhamos com as novas tecnologias".

Dados da pesquisa mostram ainda que as atividades em que os professores mais usam tecnologia são as que têm o centro no docente, sem interação, como exercícios de fixação e aula expositiva, o que é questionado por especialistas.

"A educação tem que ser cada vez mais trabalhada no sentido de partilhar", diz Marc Prensky, educador americano autor dos termos "imigrantes" e "nativos digitais".

Fonte: http://www.jornalfloripa.com.br