1 de julho de 2011

Atividade 2.8 Registro da Experiência


Após elaborar e aplicar as atividades 2.6 e 2.7 vocês elaborarão, agora, um registro digital da experiência na forma de um hiperdocumento.

Primeiro poste no seu blog a atividade proposta, em seguida poste neste blog, você ira clicar na palavra comentários logo abaixo, vai aparecer um opção para escrever, vocês podem colar os textos aqui e colocar link para o seu blog.
Essa postagem deve remeter para arquivos feitos noutros formatos, tais como texto, imagens, textos com imagens, apresentações de slides, etc. Se puderem, façam ligações (links) para o que seus alunos produziram. Assim, terão um hiperdocumento que pode ser ainda mais claro acerca de alguns objetivos que tenham conseguido atingir.
Relatem o processo, explicitando o que aconteceu, como vocês planejaram e o que precisaram modificar pelas imposições da prática.

10 comentários:

  1. Atividades-2.6/2.7/2.8
    Trabalho: Tics
    Cursistas: Siomara Aparecida Kicheleski Corrêa
    Claudeci Voigt de Melo
    Aplicação da atividade: EEB. Rodolfo Zipperer
    Canoinhas- Santa Catarina
    1ª Etapa: Será contado para 2º ano do Ensino Fundamental por meio de um cd de histórias infantis a história de “Tito: o tigre”.
    http://www.skoob.com.br/livro/lista/Jaqueline+Kormann/tipo:autor/
    Cada aluno recebe uma parte da história que na realidade foram dois livros divididos para que todos recebam uma parte e com o ouvir da história os alunos vão montando o visual ou a a parte escrita da história.
    Após os alunos irão ler o texto e visualizando as imagens, entenderão o objetivo da atividade que é a leitura, interpretação e visualização do texto.
    2ª Etapa: História dos três porquinhos
    Contada no ” data show”, mas refeita com os alunos após ouvirem a mesma de um livro de literatura infantil. Mas após cada parte da história, é colocado um link para que os alunos visualizem a imagem da parte lida.












    Atividade:




    Os três porquinhos

    Existia três porquinhos muito amigos e como não podia deixar de ser os três eram irmãos pois seus pais haviam virado prato principal de um dos natais dos seus donos numa fazenda do interior de Minas Gerais.Mas enfim os três irmãos e amigos só tinham uns aos outros para enfrentarem a vida.
    http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=24


    Mas como nada na vida é completo,existia também nas redondezas um lobo muito malvado para tirar o sossego dos três porquinhos.

    http://cantodaalethea.blogspot.com/
    E a vida dos três animaizinhos caminhava num sossego só,quando o porquinho mais novo não entendia-se mais seus irmãos e após uma complicada discussão cada porquinho resolveu morar sozinho.E cada um teve uma idéia diferente para a construção de sua própria casa.
    http://www.midisegni.it/Port/fabula_porquinhos.shtml
    Estavam vivendo tranqüilos quando alguém (lobo)inesperadamente chegou na casa do primeiro porquinho e assoprou tanto que a casa de palha do pobre porquinho foi ao chão.Sendo assim o porquinho ficou ao relento.

    http://drikids.blogspot.com/2009/06/visuais-porquinhos-dizimistas.html
    O segundo porquinho estava fazendo uma bela sopa para seu irmão que havia perdido a casa , quando ouviram barulhos no lado de fora da sua casa de madeira.Foi até a janela e deparou-se com o lobo assoprando forte sua casa de madeira.Atormentado e morrendo de medo o segundo porquinho viu sua casa ser derrubada por assopros enormes do lobo malvado.

    http://drikids.blogspot.com/2009/06/visuais-porquinhos-dizimistas.html
    Enquanto numa terceira casa estava um terceiro porquinho feliz da vida pois havia construído sua casa de tijolos e com muito capricho e esmero ,sendo assim sua casa era a maior invenção dos últimos tempos e a mais segura na versão dos animais indefesos da floresta.

    Mas como nada é perfeito o lobo resolveu ter a idéia de visitar a casa do terceiro porquinho mas não contava com a presença de seus dois irmãos que o procuraram e reconciliaram-se.E para desespero do lobo planejaram uma emboscada para quando o lobo fosse assoprar sua casa de tijolos.E foi o que aconteceu.O lobo assoprou...assoprou...mas não conseguiu fazer o que queria e deu a volta na casa,subiu no telhado,pensou...pensou... e até que teve a idéia de descer pela chaminé ,mas ao colocar sua idéia em prática viu-se em segundos dentro de um enorme panelão de água fervendo.E o susto foi tão grande que no mesmo tempo que caiu no tal panelão,levantou-se e correu porta afora uivando de dor,o lobo correu...correu... mas correu tanto que até hoje ninguém mais o viu pela floresta.


    http://drikids.blogspot.com/2009/06/visuais-porquinhos-dizimistas.html


    http://tascadosilva.blogspot.com/

    http://dassequeeburro.blogspot.com/2009/05/os-tres-porquinhos-revisao-maio-2009.html
    E os três porquinhos?Vivem juntos e aprenderam a respeitar –se para viverem em comunhão.
    http://www.fofafest.com.br/3porquinhos.html

    ResponderExcluir
  2. Caro Professor, a Albamira, Ana Marizete e Vilson elaboramos a questão abaixo, vizando os alunos com intensão de estudar para o Enem, cada um em sua disciplina, ou seja quando o aluno acessar o blog da Albamira ele terão questões de Geografia, quando acessar da Ana Marizete terão questões relacionadas a Matemática e O vilson Questões de Física.
    Estudando questões do ENEM
    Objetivo
    Fazer com que o aluno aprenda a trabalhar em equipe, socializando o conhecimento adquirido com a turma e utilizando os hipertextos como ferramenta de pesquisa.
    Como fazer a atividade:
    1) Formar grupos de 5;
    2) Através do blog do professor usando os links selecionados, procurar 5 questões do Enem e resolve-las;
    3) Através de link no blog do professor, todos os alunos devem postar em comentários seu e-mail para troca de questões entre as equipes;
    4) As equipes devem passar as questões pesquisadas para o e-mail do professor;
    5) Após a seleção das questões, estas serão devolvidas aos alunos para a apresentação em sala de aula para os demais colegas;
    6) Cada equipe deve fazer um vídeo de no Maximo 2min. Explicando uma questão, postar no youtube e enviar via blog em comentários o link de acesso a este vídeo para a apreciação do professor.
    Resultados esperados
    Que ao final desta atividade o aluno melhore seu conhecimento, interação de equipe e melhor uso da tecnologia que esta a seu dispor, bem como desenvolvimento e capacidade de organização de estudo e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. PROJETO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS - TRABALHANDO COM AS TICS

    1. IDENTIFICAÇÃO

    Instituição: Escola de Educação Básica Gertrudes Muller – Canoinhas – SC
    Tema: História em Quadrinhos – Trabalhando com as TICS
    Período: 2° Bimestre Ano: 2011
    Público Alvo: 20 alunos do 4º ano Matutino do Ensino Fundamental
    Professora: Evelin Heiden

    OBJETIVO GERAL:

    Apresentar para o educando a ferramenta HagáQuê utilizada para criar histórias em quadrinhos, que associa linguagem verbal e visual envolvendo elementos como personagens, tempo, espaço e acontecimentos organizados em seqüência, numa relação de causa e efeito, visando melhorar o aprendizado do aluno, bem como a leitura e interpretação de textos.

    METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS DE ENSINO

    1ª aula: em sala de aula houve a apresentação do tema a ser trabalhado e exposição de como vai ser organizado o trabalho. Em seguida cada aluno recebe um trecho da história em quadrinhos que pode ser de um gibi ou de um jornal, para ler, também recebem uma história de Monteiro Lobato que foi interpretada no Sítio do Pica Pau Amarelo em Reinações de Narizinho e A Reforma da Natureza, após a leitura houve um tempo para a socialização dos textos.

    2ª aula: na sala de vídeo foi passado um DVD sobre algumas aventuras vividas pelos personagens do Sítio em Viagem ao Céu e o Saci, com o intuito de mostrar as histórias relatadas nos livros trabalhados na aula anterior para que posteriormente os alunos tenham idéias suficiente para construir seus HQs, bem como apresentar os personagens que apesar dos anos alguns alunos ainda não conheciam.

    3ª aula: na sala informatizada com o auxílio do data show foi apresentado o software HagáQuê, quais eram os recursos disponíveis e como utilizá-los.

    4ª aula: na sala informatizada os alunos começam a desenvolver suas histórias em inspirados nos textos que leram e no DVD que assistiram, o data show permaneceu na sala e quando surgissem dúvidas a aula era interrompida, o conteúdo revisado e a explicação mostrada em slides através do aparelho.

    5ª aula: na sala informatizada os alunos continuaram a desenvolver suas histórias baseadas nos conhecimentos já adquiridos.

    Mais informações sobre o projeto disponível em:
    http://proevelin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Professora Charlene
    Disciplina:sociologia

    Bulling
    Dados da Aula
    O que o aluno poderá aprender com esta aula

    * O que é Bullying, formas existentes e como identificar;
    * As consequências psíquicas e físicas que o Bullying pode causar na vítima;
    * Como ocorre o Bullying em função da orientação sexual, motivações e o que fazer contra isso.

    Duração das atividades
    Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

    Não é necessário conhecimento prévio.
    Estratégias e recursos da aula

    As estratégias utilizadas serão:

    - Aula interativa;

    - Trabalho em grupo;

    - Uso do Laboratório de Informática.

    Motivação:

    O professor deverá iniciar a aula apresentando aos alunos a tirinha (Fig. 1) do Cebolinha e Cascão, de acordo com o link abaixo.

    Link da Tirinha: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/images/tira140.gif Acessado em: 10 de Agosto de 2010.

    Figura 1 – Tirinha Cascão e Cebolinha se protegendo de Bullying.

    Observação: A imagem pode ser apresentada em transparências (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.

    Após apresentá-la, o professor deverá perguntar aos alunos o que acham dela e se já passaram por uma situação parecida – na escola ou fora dela.

    Tendo ouvido as opiniões dos alunos, o professor deverá orientá-los para que dê exemplos de situações semelhantes à mostrada pela tirinha em questão, anotando-as na lousa (Fig. 2).

    O professor deverá dizer que há um termo utilizado para nomear situações como a descrita na tirinha – “Bullying”, explicando o significado deste termo.

    “Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.”

    Fonte: http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm Acessado em: 27 de Outubro de 2010.

    Após ouvir a definição dada pelo professor, os alunos deverão revisar as situações semelhantes a tirinha, verificando se são ou não práticas de Bullying.

    Figura 2 – Exemplo de lousa com formas existentes de bullying escritas.

    Fonte: do autor.

    O professor deverá chamar a atenção dos alunos para o fato de que o Bullying deve ser evitado e combatido – principalmente por causa consequências – psicológicas e ou físicas - que provocam nas vítimas.

    Nesse momento, o professor deverá ressaltar que esta aula abordará: “Bullying: o que é e quais as formas existentes.”.

    Consultar o link:www.charlene-cursodotic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Curso Tics
    Professora:Maria Roselis komochena
    Serie trabalhada:7ºserie vespertino

    Atividade:'Maquina de Quadrinhos'

    RELATO:

    O trabalho acima relacionado teve um resultado positivo,pois ele foi iniciado em sala de aula para então finalizarmos com a construção de seus quadrinhos na sala de tecnologias. Os alunos conseguiram trabalhar tranquilamente pois alem de estarem curiosos o próprio endereço ofereço inúmeros artifícios para transformar a atividade educativa mais prazerosa e com resultados imediatos.

    ResponderExcluir
  6. Curso Tics
    Elizete Engel de Camargo

    Folclore

    Produzir um texto, em duplas, a partir do desenho de uma personagem do folclore brasileiro.

    . Cada dupla deverá ler os textos que lhes couber, observando todas as informações sobre as personagens.
    2. Após a leitura, a professora deverá recolher os textos dos grupos.
    3. A partir de uma gravura de uma personagem do folclore brasileiro, cada dupla produzirá um texto.
    Professor: Antes das duplas produzirem o texto, seria interessante produzir um texto coletivo modelar.
    A produção do texto, em duplas, versará sobre o dia em que as crianças se encontram frente a frente com a personagem folclórica selecionada.
    EXEMPLO: Nosso encontro com o Curupira
    O trabalho vai ter inicio no mes de agosto,pois é um assunto muito extenso.Os alunos terão que pesquisar e transformar suas ideias em realidade com o texto proposto.

    ResponderExcluir
  7. A partir do que foi visto em sala, acesse o site Máquina de Quadrinhos, e produza a sua própria HQ. (Clique em "Máquina de Quadrinhos).

    Esse foi o trabalho proposto para a sétima série, da escola Rodolfo Zipperer, confira o resultado em:

    http://infoeducanoinhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a professora Rejane e sua turma de 1º ano, em duas etapas:
    Em sala de aula, foi contado aos alunos uma história de festa junina,
    No laboratório de informática, os alunos utilizaram a ferramenta "Máquina de quadrinhos", disponível no endereço http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriasPublicadas.aspx, para desenharem a história que ouviram.

    Confira o resultado do trabalho em:
    http://informaticaeducanoinhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. O projeto Arte e Tecnologia foi desenvolvido na sala informatizada da escola Cabral (Prof. Willian) e a disciplina de Artes (Profª Selma) aplicado no ensino fundamental 2, 8ª série 1, 2 e 3.
    O projeto teve como tema a cultura indígena. Dando ênfase a pintura corporal.
    No seu desenvolvimento utilizando a pesquisa, estudos artísticos, equipamentos tecnológicos, etc, para construção e exposição da produção final artística.

    Para visualizar o projeto completo acesse os blogs:
    http://selma-arteparatodos.blogspot.com/
    http://dirschnabel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. atividades 2.7 e 2.817 outubro, 2012

    Professoras: Adelita, Eliane e Lucimar
    Plano de aula
    Alfabetização (1ºano, 20 alunos) Língua Portuguesa e Geografia
    Tema: Meios de Comunicação (Língua Oral e Escrita)
    O que o aluno poderá aprender com esta aula
    • Identificar os meios de comunicação utilizados em sua cidade,
    • Reconhecer a importância dos meios de comunicação e sua utilidade,
    • Listar os meios de comunicação que existem na sua cidade,
    • Conhecer as mudanças que ocorrem com os meios de comunicação com o avanço da tecnologia,
    • Conhecer os meios de comunicação existentes na escola, podendo utilizá-los.
    Duração das atividades
    Aproximadamente 180 minutos- 4 atividades com 45 minutos cada uma.
    Conhecimentos prévios trabalhados com os alunos
    Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos noções sobre os meios de comunicações, leitura e escrita e a utilização de recursos como os programas utilizados no computador.


    Relatório das atividades aplicadas no 1º ano(alfabetização).
    Estas atividades foram aplicadas na escola Núcleo Municipal José Schimborski, na localidade de Tira Fogo, município de Bela Vista do Toldo, com alunos do 1º ano do ensino fundamental, (alfabetização).
    Quando foi solicitado que fosse realizado um plano de aula utilizando as tecnologias, a professora Eliane sugeriu que fosse feito um plano de acordo com o plano anual do 1º ano, sendo que neste terceiro bimestre seriam trabalhos os meios de comunicação, portanto nasceu a ideia de aplicarmos o plano nesta série.
    Ao iniciarmos o levantamento das atividades que seriam aplicadas tivemos dificuldade para baixar o vídeo “A Evolução dos Meios de Comunicação”, portanto tivemos que substituir este vídeo. Depois de conversarmos a respeito decidimos trocar por gravuras sobre os meios de comunicação, onde também colocamos em ordem da evolução dos meios. Foram apresentadas as gravuras onde as crianças teriam que dizer o nome do objeto e como era escrito, em seguida escreveram em seu caderno.
    Eles ficaram encantados e a participação foi grande. As crianças ficaram encantadas com o notebook.
    Poesia “Palavras e mais Palavras”
    As crianças responderam sobre a poesia e o que entenderam . Todos foram bem participativos, contando o que cada um tem em suas residências, como televisão, rádio, telefone, celular. Após as crianças fizeram uma ilustração sobre a poesia. Foi realizada a leitura individual e coletiva da poesia.
    Perguntas sobre poesia
    1)Orelhão, rádio
    2) Após o diálogo todos os alunos completaram a atividade com a cruzadinha sobre os meios de comunicação na poesia. Os alunos elaboraram uma lista com meios de comunicação utilizados na sala de aula e também no seu dia a dia.
    Os alunos trouxeram de casa recortes com os meios de comunicação e confeccionaram diversos cartazes, onde os mesmos foram feitos em grupo.
    A professora dividiu os alunos em duplas e levou-os no computador para elaborar uma lista dos meios de comunicação existentes em nossa cidade. Para alguns alunos esta ida ao computador foi muito interessante pois muitos desses alunos não tem contato com o mesmo.
    Para encerrar a atividade pedimos para os alunos fazer uma ilustração sobre o que entenderam sobre o tema proposto.

    Foi muito bom ter realizado esta atividade, os alunos participaram e contribuíram com a aula. Os mesmos mostraram-se muito interessados e o aproveitamento foi grande.

    ResponderExcluir