26 de julho de 2011

Interatividade incentiva aprendizado



Julia Zillig     25/07/2011
A preocupação com a questão educacional faz parte da agenda de projetos da prefeitura do Guarujá (SP). Há algum tempo, o órgão governamental, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vinha querendo mexer nos processos de sala de aula. Segundo a secretária da educação, Priscilla Bonini, havia a necessidade de aproximar a tecnologia da realidade educacional da cidade. O resultado disso foi a criação do projeto Procientec, que consiste na criação de ambientes interativos instalados nas salas de aula com a tecnologia Sapienti.

Para Priscilla, os alunos dos dias atuais vivem outro momento muito diferente do que no período em que o quadro negro e o giz bastavam. “Eles são da geração Y, rodeados por tecnologia, seja com seus computadores, máquinas digitais, celulares. Nossa busca com esse projeto era como aproximar o professor desse tipo de realidade, pois o processo de aprendizagem se tornou mais dinâmico e precisávamos de uma ferramenta que otimizasse e apoiasse esse processo.”
Com 113 ambientes interativos instalados em escolas municipais do ensino fundamental 2 e 1, esses espaços contam com diversos equipamentos como uma lousa digital, projetores, computadores, caixas de som, entre outros. “Quando precisamos passar algum vídeo educativo, as salas viram verdadeiros cinemas”, diz Priscilla. Os primeiros efeitos desse tipo de abordagem educacional já renderam alguns frutos. Um levantamento feito com alunos com uma das escolas participantes do projeto apontou que as classes que estudam em classes multimídias elevaram sua produtividade de 35% para 80%, o que inclui também um aumento da interação entre professores e alunos. “A relação deles melhorou significativamente, pois o Sapienti permite que seja feita também a capacitação dos professores. Cada um deles recebe um pendrive com uma simulação de aula e começa o seu treinamento”, afirma Priscilla. De acordo com a secretária de educação, o cronograma inclui a criação de novas salas interativas até o final de 2011 e dar continuidade ao processo de capacitação dos professores. “A intenção é atingir todas as escolas da rede municipal do Guarujá”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário