Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
§ Criar um blog;
§ fazer postagens, mantendo o blog atualizado.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
§ Uso da internet (letramento digital);
§ Constituição do gênero blog (ver aula ”Blog: um gênero digital”, de Walleska Bernardino e Eliana Dias).
Estratégias e recursos da aula
Estratégias: atividades em duplas.
Recursos: sala de computação com recurso à Internet e hipermídia disponível.
Aula 1
Atividade 1
Nesta aula, os alunos criarão um blog. É interessante que o professor possa contar com a ajuda do professor de informática.
Importante: para esta aula ser produtiva é aconselhado que as aulas referentes ao assunto “Blog: um gênero digital”, de Walleska Bernardino e Eliana Dias, tenham sido dadas.Aula disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20259
Antes de dar início à criação do blog, para facilitar o trabalho, o professor decidirá com os alunos sobre qual temática específica farão os blogs e por que o farão. Daí os alunos deverão pesquisar na internet sobre a temática que decidirem, encontrando no ambiente virtual de aprendizagem bons links sobre o tema pesquisado assim como boas matérias jornalísticas, boas imagens etc. Esses "achados" comporão os blogs que se constituem por reportagens, entrevistas, publicidades, fotos, depoimentos dentre outros gêneros. Veja possíveis temas para o blog:
§ Amantes de histórias em quadrinhos
§ Odiamos drogas
§ Salve a natureza
§ Fórmula 1
§ Alguma personalidade
Assim, os alunos farão um levantamento de blogs que tratem do mesmo interesse, que se constitui numa atividade de pesquisa em ambiente virtual. O aluno nessa atividade redimensionará sua habilidade em pesquisar assuntos de interesse próprio e que apresentem qualidade para servir de poster futuro ao blog que criarão. Os discentes ainda trabalharão sua argumentatividade, porque terão de discutir entre si a defesa de uma imagem ou outra, de um texto ou outro, por exemplo. Seguem sugestões de algumas listas de blogs:
Importante: esta atividade serve de inspiração para os alunos produzirem seu próprio blog.
Atividade 2
Os alunos, depois do levantamento de links de blogueiros, assistirão aos vídeos sobre criação de blogs (dicas e passos) para discutirem entre si as melhores maneiras para construirem seu blog.
Este vídeo dará dicas de como fazer blogs relevantes e ausentes de plágios.
http://www.youtube.com/watch?v=aQII8pBiDYg&feature=related (Como criar um blog original e relevante?)
http://www.youtube.com/watch?v=yRiR-Gwn5G4 (Podcast sobre criação de blog)
http://www.youtube.com/watch?v=TsF8Vl8OI_o&feature=related (7 passos para criar um blog bem sucedido)
Importante: nesta atividade, os alunos terão de, na medida do possível, anotar o que acharem relevante sobre a criação de blogs para a realização da atividade 3 que é a montagem do blog. O que foi assistido no vídeo poderá ser melhor aproveitado ao final do blog quando os alunos, de posse das anotações, poderão verificar se seu blog atende aos requisitos mínimos para a qualidade do gênero criado.
Atividade 3
Início da criação do blog. Os alunos acessarão ao site https://www.blogger.com/start e se inscreverão para a criação do blog com posterior desenvolvimento do gênero na mídia digital. O passo a passo da criação é uma atividade concreta que permitirá ao aluno a ampliação de seu letramento digital (isso porque o aluno deve seguir instruções) bem como a realização da inscrição dele no ambiente virtual com todas as especificidades dessa mídia.
Depois acessarão o vídeo que dará maiores instruções: http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&NR=1 para criar o blog. Este vídeo os ajudará a resolver problemas que podem ser apresentados ao longo da inscrição e em posterior postagens.
A primeira postagem do blog será o texto argumentativo produzido na aula “Blog: um gênero digital”, de Walleska Bernardino e Eliana Dias acerca da importância de sua função social. Aula disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20259
Aula 4
Atividade
Esta aula servirá para dar continuidade à criação do blog. Os alunos terão de fazer postagens e ir organizando o layout conforme estilo próprio.
Importante: o professor poderá uma vez por semana destinar a aula para o acesso dos estudantes ao blog. Isso ajudará o aluno na sua produção escrita e, mais ainda, ajudará o discente a ampliar seu letramento. O professor também pode determinar que todas as produções (redações, seminários, demais tipos de atividades escolares) sejam postadas no blog. O que não deve acontecer é o esquecimento do blog criado. Conforme vídeos e podcasts sobre dicas ao blogueiro, o interessante é que os alunos o mantenham atualizado.
Recursos Complementares
Para leitura do professor:
Projeto envolvendo o letramento digital (EDUCAREDE): http://www.fundacaotelefonica.org.br/Pdf/conexoes_da_vida.pdf
Letramento digital e desafios: http://atividadesdeeliana.blogspot.com/2010/01/letramento-digital-desafios.html
DISSERTAÇÃO RODRIGUES, Cláudia. O uso de blogs como estratégia motivadora para o usa da escrita na escola. Dissertação de Mestrado. Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas, SP. UNICAMP, 2008. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/13499300/dissertacaousodosblogs
Avaliação
A avaliação desta aula centra-se, especificamente, na produção do blog. Se o aluno foi capaz de produzir o blog depois de todas as atividades de compreensão do gênero (ver aula “Blog: um gênero digital”), e ainda foi capaz de realizar postagens no blog, ele apropriou-se do letramento digital com uma finalidade específica. Neste caso, o aluno foi capaz de interagir com várias mídias para a produção de um gênero cujo objetivo é a interação virtual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário